Hospital das Clínicas faz mutirão de consultas de nefrologia para reduzir fila de espera na Policlínica Coronel Mota

Hospital das Clínicas faz mutirão de consultas de nefrologia para reduzir fila de espera na Policlínica Coronel Mota
Ao todo, serão oferecidos 80 atendimentos ao longo do dia. Três médicos especialistas, técnicos e equipe de enfermagem estarão disponíveis para atender os 40 pacientes em cada turno – Foto: Divulgação/Secom

Neste sábado (5), o Hospital das Clínicas (HC) Dr. Wilson Franco Rodrigues promove um mutirão de consultas de nefrologia com o objetivo de atender os pacientes que aguardam por esse atendimento na Policlínica Coronel Mota e reduzir a fila de espera.

Ao todo, serão oferecidos 80 atendimentos ao longo do dia. Três médicos especialistas, técnicos e equipe de enfermagem estarão disponíveis para atender os 40 pacientes em cada turno, a partir das 8h, na unidade localizada na Avenida Nazaré Filgueiras, 2096, bairro Dr. Silvio Botelho.

“É fundamental ter ações como essa com frequência, a fim de oferecer um atendimento de qualidade e evitar agravamento dos casos. Com o esforço conjunto da Secretaria de Saúde, do Hospital das Clínicas e dos profissionais envolvidos, é possível proporcionar um cuidado mais efetivo à população e garantir a saúde renal dos pacientes”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Cecília Lorenzon.

Otimização

A iniciativa do mutirão tem como objetivo otimizar o atendimento preventivo à população, evitando que os casos evoluam para tratamento de hemodiálise.

O diretor geral do HC, Rafael Azevedo, ressaltou a importância da ação. “É para apoiar os pacientes que precisam das consultas e estão na fila de espera. Vamos melhorar ainda mais esse fluxo com a ação deste sábado”, disse.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos de doenças renais tem aumentado significativamente nos últimos anos, sendo fundamental oferecer um atendimento eficiente e preventivo.

Para o médico nefrologista Fabrício Lorenzi, a realização do mutirão é essencial para os pacientes que recorrem aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que o agravamento da doença pode levar à necessidade de hemodiálise.

“Essa campanha tem como objetivo diminuir a fila de espera dos pacientes renais e também detectar precocemente, ou seja, de maneira rápida, as doenças renais, e com isso evitar problemas mais sérios, e muitas vezes agravos que não podem ser mais tratados”, completou.

Obras

Além disso, estão em andamento obras no HC a fim de melhorar ainda mais o atendimento na área de nefrologia.

Com a conclusão das obras, um novo fluxo de atendimento será implementado, com o objetivo de diminuir os riscos para os pacientes. O serviço de ambulatório também será disponibilizado, proporcionando maior conforto à população.

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/18/homem-sai-de-boa-vista-para-doar-rim-a-filha-de-18-anos-que-nao-conhecia-em-santarem-regiao-oeste-do-para/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *