ICMBio abre concurso público com 98 vagas para analista ambiental

ICMBio abre concurso público com 98 vagas para analista ambiental
Processo seletivo será realizado pelo Cebraspe, com início das inscrições em 3 de novembro – Foto: ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou nesta quarta-feira (25) o edital para a realização do concurso público com o objetivo de contratar 98 analistas ambientais e formar um cadastro reserva.

O processo seletivo será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com início das inscrições em 3 de novembro.

De acordo com o documento, do total de vagas, 73 serão de ampla concorrência, 20 serão reservadas a candidatos negros e cinco a pessoas com deficiência. Os candidatos devem ter graduação em nível superior de qualquer área do conhecimento, com diploma registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A remuneração inicial prevista para o cargo, de 40 horas de trabalho semanal, é de R$ 9.475,72 e ainda pode ser maior caso o candidato aprovado tenha especialização, mestrado ou doutorado.

Entre as atividades que deverão ser desempenhadas pelos profissionais estão regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental; monitoramento ambiental; gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas; e estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.

Além de serem aprovados nas provas objetivas e discursivas do processo seletivo, os candidatos deverão ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; ser maior de 18 anos e estar quite com as obrigações eleitorais, militares e em gozo dos direitos políticos.

Para concorrer às vagas reservadas, os candidatos com deficiência passarão ainda por avaliação biopsicossocial e os candidatos negros serão submetidos ao procedimento de heteroidentificação, complementar à autodeclaração.

A taxa de inscrição no concurso público é de R$ 110 e poderá ser paga após a inscrição no site do Cebraspe, no período entre as 10h de 3 de novembro e as 18h de 22 de novembro (horário de Brasília). Durante esse período, também poderá ser solicitada a isenção da taxa de inscrição.

As provas serão aplicadas em 21 de janeiro de 2024 e avaliarão conhecimentos relacionados à língua portuguesa; língua inglesa; noções de gestão pública; noções de direito administrativo; noções de direito constitucional; legislação e normas ambientais; integridade pública; atualidades; biodiversidade, florestas e direitos animais; mudança do clima; qualidade ambiental e bioeconomia; gestão ambiental.

Além das vagas disponibilizadas, o concurso vai organizar um cadastro reserva com os candidatos aprovados no processo seletivo e classificados, com 147 candidatos das vagas de ampla concorrência, 10 candidatos das vagas destinadas às pessoas com deficiência e 39 candidatos das vagas destinadas às pessoas negras.

Com informações da Agência Brasil

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/10/25/tse-autoriza-concurso-publico-unificado-para-vagas-em-tres-veja-o-que-muda/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/10/24/trt-11-rr-am-lanca-edital-de-concurso-publico-para-analista-e-tecnico-judiciario/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/10/23/mpu-inclui-pessoas-transgenero-no-sistema-de-cotas-dos-concursos-para-servidores-e-estagiarios/

https://oanalitico.com.br/policia/2022/06/03/ibama-e-icmbio-apreendem-1kg-de-mercurio-municoes-e-barcos-usados-por-garimpeiros/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *