IFRR ganha prêmio nacional com app de fácil compreensão para criadores de peixes com baixa escolaridade

IFRR ganha prêmio nacional com app de fácil compreensão para criadores de peixes com baixa escolaridade
Aplicativo foi desenvolvido pelo ex-aluno do curso técnico em Aquicultura Ivan Moreira Carneiro – Foto: Divulgação

O Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), localizado em Caracaraí, no Sul do Estado, conquistou no fim de maio o terceiro lugar no Prêmio Inovação Aquícola, categoria Academia, com o projeto “PeixApp: aplicativo extensionista para pequenos piscicultores”.

O app para smartphone Android foi desenvolvido, sob a orientação do professor Ellano Silva, pelo ex-aluno do curso técnico em Aquicultura Ivan Moreira Carneiro, formado em 2022 pelo CNP. O aplicativo contém informações básicas e de fácil compreensão para pessoas com baixa escolaridade que desejam trabalhar com a criação de peixes.

Essa é a segunda vez que o projeto conquista uma premiação. Em março deste ano, ficou em quinto lugar no Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (Piec). Esses reconhecimentos consolidam sua relevância e impacto na área, bem como reforçam a importância da educação tecnológica e o incentivo à pesquisa, ensino, extensão e inovação.

O projeto do CNP, desenvolvido no âmbito da extensão, destacou-se entre os participantes por ser o único finalista da Região Norte. A conquista reforça o papel científico e tecnológico da unidade de contribuir para o desenvolvimento do Sul do Estado. A premiação ocorreu durante a Aquishow 2023, importante feira de tecnologia e negócios na área de aquicultura, realizada em São José do Rio Preto (SP).

Para o egresso Ivan Moreira, que atualmente mora em Marabá (PA), concorrer ao prêmio de inovação com outros projetos, classificados por ele como incríveis, foi uma experiência impactante, e que vai levar para a vida toda. “Saber que meu projeto foi escolhido é algo que nem consigo descrever”, comentou.

Premiação ocorreu durante Aquishow 2023, importante feira de tecnologia e negócios na área de aquicultura – Foto: Divulgação

As duas premiações e o contato do egresso de aquicultura o fizeram decidir seguir carreira na área, bem como continuar desenvolvendo e participando de projetos. “A maior expectativa que essa premiação causou foi eu querer entrar para o setor aquícola e cursar Engenharia de Pesca”, disse, compartilhando que, no momento, sua ansiedade está em fazer a prova do Enem e tirar uma boa nota para entrar na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Bragança.

O professor Ellano Silva, além de ser o orientador da iniciativa premiada, ganhou o prêmio de Inovação Aquícola em 2022 com o projeto “Utilização de pó de conchas de ostras como substituição aos microplásticos em cosméticos”. “Essas premiações consecutivas ressaltam a excelência das pesquisas realizadas pelo Campus Novo Paraíso e a contribuição significativa para a inovação no setor aquícola”, disse.

Silva lembra que a realização do projeto de extensão só foi possível devido ao financiamento pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRR, por meio do Edital Pipex 2021. À época, o aluno recebeu uma bolsa e custeou o desenvolvimento da ideia, que, pela segunda vez, foi premiada, consolidando sua relevância e impacto na área.

“Essas conquistas demonstram o compromisso contínuo do IFRR de impulsionar a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo no campo da aquicultura. Por meio do trabalho de egressos talentosos como Ivan Moreira Carneiro, a instituição contribui para o progresso da região e para o avanço científico e tecnológico do país”, avaliou o professor.

https://oanalitico.com.br/cidades/2022/09/10/ifrr-abre-edital-com-35-vagas-para-pos-graduacao-em-agroecologia-no-campus-novo-paraiso/

https://oanalitico.com.br/cidades/2022/02/27/instituto-federal-abre-seletivo-para-curso-tecnico-em-agropecuaria-no-interior-de-roraimaara-curso-tecnico-de-agropecuaria/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *