IFRR ganha prêmio nacional com app de fácil compreensão para criadores de peixes com baixa escolaridade
O Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), localizado em Caracaraí, no Sul do Estado, conquistou no fim de maio o terceiro lugar no Prêmio Inovação Aquícola, categoria Academia, com o projeto “PeixApp: aplicativo extensionista para pequenos piscicultores”.
O app para smartphone Android foi desenvolvido, sob a orientação do professor Ellano Silva, pelo ex-aluno do curso técnico em Aquicultura Ivan Moreira Carneiro, formado em 2022 pelo CNP. O aplicativo contém informações básicas e de fácil compreensão para pessoas com baixa escolaridade que desejam trabalhar com a criação de peixes.
Essa é a segunda vez que o projeto conquista uma premiação. Em março deste ano, ficou em quinto lugar no Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (Piec). Esses reconhecimentos consolidam sua relevância e impacto na área, bem como reforçam a importância da educação tecnológica e o incentivo à pesquisa, ensino, extensão e inovação.
O projeto do CNP, desenvolvido no âmbito da extensão, destacou-se entre os participantes por ser o único finalista da Região Norte. A conquista reforça o papel científico e tecnológico da unidade de contribuir para o desenvolvimento do Sul do Estado. A premiação ocorreu durante a Aquishow 2023, importante feira de tecnologia e negócios na área de aquicultura, realizada em São José do Rio Preto (SP).
Para o egresso Ivan Moreira, que atualmente mora em Marabá (PA), concorrer ao prêmio de inovação com outros projetos, classificados por ele como incríveis, foi uma experiência impactante, e que vai levar para a vida toda. “Saber que meu projeto foi escolhido é algo que nem consigo descrever”, comentou.
As duas premiações e o contato do egresso de aquicultura o fizeram decidir seguir carreira na área, bem como continuar desenvolvendo e participando de projetos. “A maior expectativa que essa premiação causou foi eu querer entrar para o setor aquícola e cursar Engenharia de Pesca”, disse, compartilhando que, no momento, sua ansiedade está em fazer a prova do Enem e tirar uma boa nota para entrar na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Bragança.
O professor Ellano Silva, além de ser o orientador da iniciativa premiada, ganhou o prêmio de Inovação Aquícola em 2022 com o projeto “Utilização de pó de conchas de ostras como substituição aos microplásticos em cosméticos”. “Essas premiações consecutivas ressaltam a excelência das pesquisas realizadas pelo Campus Novo Paraíso e a contribuição significativa para a inovação no setor aquícola”, disse.
Silva lembra que a realização do projeto de extensão só foi possível devido ao financiamento pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRR, por meio do Edital Pipex 2021. À época, o aluno recebeu uma bolsa e custeou o desenvolvimento da ideia, que, pela segunda vez, foi premiada, consolidando sua relevância e impacto na área.
“Essas conquistas demonstram o compromisso contínuo do IFRR de impulsionar a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo no campo da aquicultura. Por meio do trabalho de egressos talentosos como Ivan Moreira Carneiro, a instituição contribui para o progresso da região e para o avanço científico e tecnológico do país”, avaliou o professor.
https://oanalitico.com.br/cidades/2022/09/10/ifrr-abre-edital-com-35-vagas-para-pos-graduacao-em-agroecologia-no-campus-novo-paraiso/
https://oanalitico.com.br/cidades/2022/02/27/instituto-federal-abre-seletivo-para-curso-tecnico-em-agropecuaria-no-interior-de-roraimaara-curso-tecnico-de-agropecuaria/