Jogos das Escolas Indígenas tiveram participação de mais de 500 alunos em diversas modalidades esportivas
A Escola Municipal Indígena Francisca Gomes da Silva, na região do Truaru foi palco da 2ª edição dos Jogos das Escolas Indígenas, evento que contou com a participação de 530 alunos do 1° ao 5° ano das 12 escolas indígenas de Boa Vista. A competição, iniciada nesta última quinta-feira, 4, terminou na sexta, 5, com a premiação dos vencedores nas modalidades cabo de guerra, futsal do lavrado e baladeira (brincadeira tradicional da comunidade).
No primeiro dia, foram premiados os alunos e escolas que mais se destacaram nas modalidades de arco e flecha, corrida livre e bola ao alvo, sendo esta última a novidade deste ano, que permitiu a inclusão de alunos da educação infantil nos jogos. Atualmente, cerca de 900 crianças da pré-escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental são atendidas nas escolas indígenas de Boa Vista.
VALORIZAÇÃO – A secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, destacou que os jogos contribuem para a integração das comunidades e fortalecimento das tradições. “Mais que uma competição, o evento representa alegria, integração e valorização pela cultura indígena. Esta escola [Francisca Gomes da Silva] passou recentemente por revitalização total e recebeu uma quadra novinha, que já foi usada para as disputas. Novas entregas estão previstas ainda para este ano”, disse.
Leonardo Sousa, de 11 anos, aluno do 3° ano da Escola Vovó Tereza da Silva, participa pela segunda vez das disputas e revelou o que mais gosta na competição. “Adoro arco e flecha e futsal do lavrado. Eu gosto desse evento porque a gente faz amigos e se diverte muito”, falou.
RESULTADOS – Todos os alunos receberam medalhas de participação. Porém, os 1°, 2° e 3° colocados de cada categoria receberam medalhas e suas respectivas escolas, troféu.