Juíza do CNJ visita Escritório Social e destaca parceria com Assembleia Legislativa
A juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fabiana Pieruccini, visitou na tarde desta quinta-feira (2) o Escritório Social de Roraima, com o intuito de conhecer as ações relacionadas ao Programa Fazendo Justiça do CNJ.
Durante a visita, ela mostrou as diversas experiências e os resultados positivos dos projetos implantados com o apoio do Escritório Social no Estado do Paraná, e também convidou a equipe de Roraima, junto com a Vara de Execução Penal (VEP), para conhecer de perto essas iniciativas por meio de um intercâmbio.
“Como integrante do Conselho Nacional de Justiça, fiz questão de vir conhecer o Escritório Social, que é um equipamento moderno e inovador de implementação de prática de egressos e pré-egressos. Aqui em Roraima, a experiência me parece muito bem-sucedida. O Escritório Social está muito bem articulado e tenho certeza de que daqui podem partir práticas que vão reverter em muitos benefícios para a sociedade e não somente para os egressos”, afirmou.
No decorrer do encontro, Fabiana destacou que a estrutura do Escritório Social de Roraima está satisfatória quando comparada com o início das atividades no Paraná. “Achei muito interessante essa parceria com a Assembleia Legislativa, muito positiva. Percebe-se que tem não só o apoio material, mas de que compraram a ideia do Escritório Social. Isso é uma política moderna, integrativa, que trata a questão carcerária com responsabilidade. Essa parceria é louvável e pode trazer ganhos muito significativos”, enfatizou.
A juíza explicou que quando sugere esse intercâmbio não é para ensinar, mas para agregar. “Como aqui existe essa parceria muito interessante com a Assembleia Legislativa, outros estados têm outras iniciativas, principalmente na parte de execução dos projetos. Como aqui já se tem uma estrutura administrativa muito boa, a interlocução e os intercâmbios das atividades são sempre benéficos”, acrescentou.
O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos|), ressaltou que as ações do Escritório Social fazem parte de uma parceria construída a quatro mãos. Destacou que ao abraçar essa causa, o Poder Legislativo trabalha para propiciar a essas pessoas que saíram do sistema prisional uma nova oportunidade de vida digna.