Lideranças indígenas apreendem caminhão com material destinado a garimpo na Raposa Serra do Sol

Lideranças indígenas apreendem caminhão com material destinado a garimpo na Raposa Serra do Sol
Veículo estava carregado de botijas de gás para a Comunidade Ticoça, além do material de garimpo pertencente a um homem identificado como Welliton, um não indígena que mora em Boa Vista – Divulgação/CIR

Lideranças indígenas apreenderam nesta semana um caminhão carregado com material destinado ao garimpo ilegal na Raposa Serra do Sol. Após receber uma denúncia, o Grupo de Proteção e Vigilância Territorial (GPVITI), que atua na região, acionou a assessoria jurídica do Conselho Indígena de Roraima (CIR), na terça-feira (19).

Ao saber que o caminhão seguia para a Comunidade de Mutum, o GPVITI foi até a Comunidade Pedra Branca, onde está localizado um dos postos de vigilância e monitoramento instalado para combater a entrada de pessoas estranhas e invasoras no território.

Por volta de 1h da madrugada, o motorista foi abordado pelo grupo e confirmou que estava indo para Mutum. O veículo estava carregado de botijas de gás para a Comunidade Ticoça, além do material de garimpo pertencente a um homem identificado como Welliton, um não indígena que mora em Boa Vista.

O motorista disse aos indígenas que foi contratado no domingo (17) para transportar a carga. O material apreendido pelo GPVITI foi levado para o posto de vigilância Tabatinga para as providências dos órgãos competentes.

“É urgente que autoridades públicas federais deem respostas às lideranças indígenas que clamam pela proteção e monitoramento das terras. Somente nesses dois meses, foram encaminhadas duas denúncias graves de invasão à Terra Indígena Raposa Serra do Sol”, destaca o CIR.

O conselho acrescenta que sem uma ação efetiva dos órgãos públicos para acabar de vez com o garimpo ilegal nas terras indígenas de Roraima, as próprias lideranças estão agindo para combater as invasões, principalmente de garimpeiros ilegais que a cada dia avançam sobre o território Raposa Serra do Sol.

A assessoria jurídica do CIR protocolou a denúncia na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e na Polícia Federal (PF).

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/21/grupo-de-vigilancia-territorial-indigena-denuncia-avanco-de-garimpo-ilegal-em-tres-pontos-na-raposa-serra-do-sol/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *