Maior Paçoca do Mundo coleciona recordes ao longo dos anos na festa junina de Boa Vista

Maior Paçoca do Mundo coleciona recordes ao longo dos anos na festa junina de Boa Vista

Cores vibrantes, música, quadrilhas juninas, comidas típicas e toda a animação do público boa-vistense criam a atmosfera única do Maior Arraial da Amazônia. O Boa Vista Junina chega à 24⁠ª edição neste ano e os preparativos para a Maior Paçoca do Mundo, um dos símbolos da festa, já começaram. Feito à base de carne seca e farinha de mandioca, o prato típico roraimense será servido no dia 7 de junho, na penúltima noite do arraial e busca bater mais um recorde.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a distribuição do alimento, de origem indígena, é muito esperada pelo público do Boa Vista Junina. “Sem dúvida, a pesagem e distribuição da paçoca é um momento de alegria e união para todos nós, onde celebramos as raízes do nosso povo e valorizamos a cultura local. A paçoca se tornou patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista e o Brasil inteiro conhece nossa comida típica. Vamos em frente na busca por mais um recorde”, disse.

Patrimônio Cultural

Em 2022, a Maior Paçoca do Mundo foi declarada patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista, através da Lei municipal n° 2.349, de autoria do vereador Bruno Perez (MDB). Sancionada pelo prefeito Arthur Henrique, o ato foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 23 de novembro de 2022.

Tradição da Terra

Nos últimos anos, a Maior Paçoca tem sido distribuída para o público com banana, como é apreciada na culinária regional. Na festa, para garantir a segurança alimentar e higiene, a comida é servida em embalagem lacrada, respeitando normas e determinações da Vigilância Sanitária.

Todos os anos, a prefeitura decora um espaço especial para abrigar a iguaria típica da região: a Casa de Farinha, réplica das encontradas em áreas rurais e indígenas. O espaço contém elementos como forno, prensa, itens como panelas de alumínio e de barro, além da balança com guindaste para pesagem.

Marcos e Recordes

Servida pela primeira vez há nove anos, a Maior Paçoca do Mundo foi o “bolo” da festa de comemoração dos 15 anos do ‘Boa Vista Junina’, no ano de 2015. Desde então, a iguaria tem acumulado recordes. A seguir, confira os marcos alcançados:

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *