Mais de 40 pessoas são presas em flagrante por violência doméstica e familiar durante operação em Roraima

Mais de 40 pessoas são presas em flagrante por violência doméstica e familiar durante operação em Roraima
Prisões ocorreram em Boa Vista e nos municípios de Caracaraí e Rorainópolis – Foto: Divulgação

Mais de 40 pessoas foram presas em flagrante por violência doméstica e familiar durante a Operação Shamar em Roraima, deflagrada em 21 de agosto em todo o país pelo Ministério da Justiça.

Segundo a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Verlânia Silva de Assis, no Estado, nos 25 dias de operação, as prisões ocorreram em Boa Vista e nos municípios de Caracaraí e Rorainópolis.

Foram registrados ainda 351 boletins de ocorrência, expedidas 183 medidas protetivas de urgência, instaurados 102 inquéritos policiais e concluídos 496, e cumpridos 4 mandados de prisão. Além disso, foram efetuados dois atendimentos de tentativas de feminicídio, comunicado o descumprimento de 12 medidas protetivas e feitos sete autos de apreensão em flagrante por ato infracional.

Nesse período, a Polícia Civil também esteve comprometida em realizar uma série de atividades educacionais nas escolas, incluindo palestras e rodas de conversa sobre a importância de identificar e denunciar casos de violência doméstica, atendendo a crianças e adolescentes. Foram repassados ensinamentos sobre as formas de violência doméstica e familiar e a importância da sensibilização.

Atendendo a um pedido de apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar), ao delegado-geral da Polícia Civil, Eduardo Wayner, e à delegada-geral adjunta, Darlinda de Moura Viana, a Polícia Civil mobilizou uma operação conjunta entre os agentes do Grupo de Resposta Imediata (GRI) e do Grupo de Resposta Tática (GRT) com o objetivo de resgatar uma família que estava sendo vítima de violência doméstica em uma fazenda localizada em Mucajaí.

A delegada Verlânia de Assis destacou que durante a operação a Deam focou nos feminicídios.

“Desenvolvemos um trabalho focado na conclusão dos inquéritos para responsabilização penal do infrator, com vistas a inibir as condutas criminosas no ambiente doméstico e familiar e, assim reduzir os números de feminicídio, que é um crime que tira a vida da mulher e deixa órfãos”.

Em continuidade ao trabalho de combate à violência contra a mulher, a delegada informou que a Deam irá promover ações voltadas aos homens em parceria com a Casa da Mulher Brasileira.

“Esse trabalho é uma tentativa pedagógica para conscientizar o homem de que precisa também atuar nesse combate à violência. É importante que ele reconheça essa violência contra a mulher e se engaje nessa luta”, disse.

A delegada lembrou ainda que a meta estabelecida na Deam para concluir 800 inquéritos não foi atingida em função dos constantes problemas com a internet, mas que o trabalho continua para que isso ocorra até 10 de outubro.

Para o delegado-geral, as ações da Polícia Civil atingiram a meta e terão continuidade.

“É de extrema importância o trabalho desenvolvido pelas unidades policiais voltadas à conscientização sobre a violência doméstica e familiar. Mas, as ações da Polícia Civil têm um enfoque voltado para a proteção das mulheres. Foram 25 dias de ação, que se encerrou, mas o trabalho continua”, afirmou Wayner.

Shamar é uma palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”. Em Roraima, a ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), seguindo as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Participaram com ações preventivas, ostensivas, educativas e repressivas as polícias Civil, Militar, Penal, Corpo de Bombeiros e demais instituições parceiras.

https://oanalitico.com.br/policia/2023/09/14/homem-acusado-de-violencia-domestica-e-preso-por-agentes-da-deam-em-hotel-do-bairro-sao-vicente-zona-sul-de-boa-vista/

https://oanalitico.com.br/policia/2023/09/14/venezuelano-e-preso-na-zona-oeste-de-boa-vista-por-violencia-domestica-e-descumprimento-de-medida-protetiva/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/08/24/delegacia-de-atendimento-a-mulher-estipula-meta-de-concluir-ate-800-inqueritos-durante-operacao-shamar/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/08/20/forcas-de-seguranca-deflagram-operacao-de-combate-ao-feminicidio-e-a-violencia-domestica-a-partir-desta-segunda-feira/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *