Médicos e enfermeiros de Boa Vista participam de curso para fortalecimento do pré-natal
Médicos e enfermeiros da atenção primária de Boa Vista participam nesta segunda e terça-feira, 9 e 10, do curso “Pré-natal Baseado em Evidências” (Prenabe), que acontece no auditório da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI) para 70 profissionais que fazem assistência pré-natal primária à saúde.
A ideia é capacitar esses profissionais para o atendimento das gestantes nas unidades de saúde do município. “Qualificar o pré-natal auxilia na identificação de possíveis doenças ou complicações que implicam no sucesso da gestação e do nascimento”, disse o palestrante Edson Borges de Souza, médico obstetra do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte.
São abordadas no curso questões práticas do acompanhamento gestacional como Hipertensão durante a gestação, Diabetes Gestacional, vitabilidade fetal e outros. A enfermeira Gabrielle Rodrigues, coordenadora municipal da Saúde da Mulher, destacou que as informações podem impactar e fortalecer os atendimentos na ponta.
“A secretaria vem trabalhando com a educação continuada dos profissionais e essa capacitação vem para qualificar mais ainda os nossos profissionais, principalmente os recém-admitidos na atenção primária. Esse curso vem para alinhamento da assistência pré-natal no município para que os profissionais possam ter uma tomada de decisão efetiva que vai impactar no desfecho da gestação”.