Ministério da Saúde e Expedicionários da Saúde levam mutirão de atendimentos e cirurgias à Terra Indígena
A organização não governamental Expedicionários da Saúde (EDS), em parceria com o Ministério da Saúde por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena e do Distrito Leste de Roraima, realiza entre esta sexta-feira (15) e 23 de abril um mutirão de cirurgias e exames para os povos indígenas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o recém-empossado Secretário da SESAI, Reginaldo Ramos Machado, estão agendados para visitar a ação no dia 19 de abril.
Segundo o Dr. Ricardo Affonso Ferreira, presidente da EDS, a equipe voluntária deve realizar no centro Lago Caracaranã até 400 cirurgias oftalmológicas (cataratas e pterígios), cirurgias gerais (hérnias epigástrica, umbilical, inguinal e escrotal) além de outras pequenas cirurgias de médio porte, atendendo demandas cirúrgicas reprimidas por causa da pandemia.
A ação vai contar com médicos de várias especialidades, com o objetivo de realizar até 3,5 mil consultas de clínica médica, pediatria, urologia, ginecologia, ortopedia, odontologia, e oftalmologia com doação de óculos, se necessário.
Foram selecionados pacientes de todas as regiões do DSEI Leste de Roraima e também do DSEI Yanomami que atendiam aos critérios clínicos para as cirurgias. Alunos dos cursos de enfermagem, assistência social, técnico de enfermagem e áreas afins auxiliarão de forma voluntária as equipes do EDS e do Dsei Leste RR. As equipes receberam treinamento antropológico para se prepararem para a missão.
Fundada em 2003 a ONG Expedicionários da Saúde tem como missão levar saúde e qualidade de vida para as populações indígenas que vivem geograficamente isoladas na Amazônia Brasileira. A ação em Roraima será a 47ª expedição clínica e cirúrgica realizada pela organização. Até hoje foram feitas 9 mil cirurgias, 70 mil atendimentos e mais de 100 mil exames e procedimentos na região.