Ministro da Justiça prorroga por 90 dias presença da Força Nacional de Segurança Pública em Boa Vista e Pacaraima
O ministro da Justiça, Flávio Dino, prorrogou por 90 dias o emprego da Força Nacional em apoio aos órgãos de segurança pública de Roraima nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.
Segundo a portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (6), o apoio da Força Nacional vai vigorar até 4 de setembro.
O contingente a ser disponibilizado deverá obedecer ao planejamento definido pela diretoria da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.
Apoio à Funai
Em maio, o Ministério da Justiça já havia prorrogado a permanência da Força Nacional em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na Terra Indígena (TI) Pirititi, em Roraima.
A medida, conforme a Portaria nº 383, visa proteger a reserva, onde um grupo indígena chamado Piruichichi (Pirititi) ou Tiquirá vive isoladamente. Com a decisão, os agentes da força ficarão na região até 27 de agosto.
Localizada no município de Rorainópolis, Sul de Roraima, a área de 43 mil hectares ainda não foi demarcada pela Funai. Logo, nem foi reconhecida pelo governo federal como terra da União destinada ao usufruto exclusivo indígena.
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/05/26/ministerio-da-justica-prorroga-por-90-dias-permanencia-da-forca-nacional-em-terra-indigena-de-roraima/