Motoristas fazem buzinaço em frente ao 7º BIS para protestar contra morte de garimpeiros na Terra Yanomami; vídeo
Amigos e parentes dos dois garimpeiros mortos durante um suposto confronto com militares da Forças Armadas, na semana passada, promoveram nesta terça-feira (26) um buzinaço na frente do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), no bairro 13 de Setembro, zona Sul de Boa Vista, para protestar contra o duplo homicídio e cobrar investigações sobre o crime.
Flávio Luiz, de 34 anos, e Daivid Lucas Serrão Sousa, 15, foram mortos a tiros de fuzil na aldeia de Palimiú, Terra Indígena Yanomami, na noite de quinta-feira (21). De acordo com a irmã de uma das vítimas, que comunicou o caso à polícia no fim de semana, os responsáveis pelo duplo homicídio são agentes das forças de segurança que atuam no combate ao garimpo na região.
Ela disse ainda que as vítimas foram amarradas ao motor do barco, que havia sido retirado pelos militares, e jogadas no rio. O piloto, atingido por bala de borracha, conseguiu fugir pela mata e, em seguida, entrou em contato com parentes em Boa Vista para relatar o que havia acontecido.
Os corpos das vítimas foram encontrados no domingo (24), resgatados por garimpeiros e levados para Alto Alegre. Eles estavam boiando no rio amarrados ao motor.
Em nota, nesta segunda-feira (25), o Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte informou que não houve confronto com mortes entre militares e garimpeiros na data e região mencionadas, e que a atuação das Forças Armadas é pautada pelos princípios da legalidade e legitimidade.
https://oanalitico.com.br/policia/2023/09/25/forcas-armadas-negam-conflito-com-morte-entre-militares-e-garimpeiros-na-terra-indigena-yanomami/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/09/25/corpos-de-garimpeiro-e-adolescente-sao-encontrados-em-rio-amarrados-a-motor-familia-acusa-militares-de-execucao/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/09/04/policia-retira-corpos-de-garimpeiros-mortos-na-terra-yanomami-em-conflito-com-indigenas/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/06/garimpeiros-sao-mortos-durante-confronto-com-indigenas-na-terra-yanomami/