MP ajuíza ação civi para Governo regularizar estoque de medicamentos no Caps no interior de Roraima

MP ajuíza ação civi para Governo regularizar estoque de medicamentos no Caps no interior de Roraima

O Ministério Público do Estado de Roraima ajuizou Ação Civil Pública para que o Governo de Roraima regularize o estoque de medicamentos de uso contínuo direcionado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Rorainópolis.

De acordo com a ACP, ingressada nessa segunda-feira (3), em razão do descumprimento reiterado de reposição do estoque, o CAPS vem enfrentando grave escassez de medicamentos essenciais para o tratamento dos pacientes ali atendidos desde setembro do ano passado.

O problema já causou a interrupção de tratamentos, agravamento de quadros clínicos e, em alguns casos, à necessidade de internação. A situação é ainda mais crítica para pacientes em condições de vulnerabilidade social, que dependem exclusivamente do serviço público para o acesso aos medicamentos.

“Não existe justificativa plausível para tamanha omissão. No mês de maio deste ano, o estoque de medicamentos do CAPS apresenta-se zerado para diversos fármacos, o que demonstra a urgência e o tamanho da omissão estatal”, relatou o Promotor de Justiça, André Bagatin. Ele requer na Ação Civil a concessão de medida liminar, determinando ao Estado de Roraima que, no prazo de 5 dias, adote todas as medidas necessárias para garantir o fornecimento regular e ininterrupto dos medicamentos essenciais ao CAPS de Rorainópolis, sob pena de multa diária a ser fixada pelo Judiciário, bem como sequestro de dinheiro para atender à obrigação.

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *