Municípios de Roraima comemoram 42 anos de criação

Municípios de Roraima comemoram 42 anos de criação

Belezas naturais, potenciais turístico, comercial e econômico, baseados principalmente na expansão da pecuária e da agricultura, são alguns dos pontos em comum entre Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Normandia, São João da Baliza e São Luiz do Anauá, que completam 42 anos de criação nesta segunda-feira (1º).

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), parabenizou os municípios aniversariantes e destacou suas contribuições para o crescimento do Estado.

“Parabéns a todos eles, que são de fundamental importância para o desenvolvimento de Roraima. Cada um com sua particularidade, com produção de melancias, bananas, na agropecuária, turismo, ou seja, todos fortalecem a nossa economia. Quero me dirigir a você, cidadão de um desses municípios: que possamos somar forças junto aos vereadores, prefeitos e à classe política em geral, para que a gente cuide, cada vez mais, do desenvolvimento de cada localidade. Tudo começa no município, daí a importância de cuidarmos deles com toda a atenção devida”, disse.

A cada ano, esses municípios se desenvolvem mais ao investirem na produção de grãos, hortifrútis, gado, peixe, turismo e demais atividades econômicas, e têm recebido apoio técnico e legislativo, por meio do Centro de Atendimento aos Municípios (CAM), um dos programas permanentes do Poder Legislativo, criado com a finalidade de assessorar as prefeituras e câmaras municipais. Instituído inicialmente em 2011, o órgão passou por alterações, tendo sido estruturado pela Resolução Legislativa nº 021/2021.

Entre as ações do CAM, estão a elaboração e entrega dos planos diretores dos municípios, documentos norteadores de planejamento para o desenvolvimento da região, além da elaboração dos planos de saneamento básico, de resíduos sólidos e imagens de alta resolução georreferenciadas. O material auxilia as prefeituras nas pendências administrativas, financeiras, tributárias, arrecadação de impostos e permite o acesso a recursos da União, emendas ou convênios.

“O CAM é um programa que está sempre à disposição dos municípios, para auxiliá-los no que se refere à estruturação, porque a gente quer ver nosso interior cada vez mais forte. Nossa equipe realiza um trabalho técnico junto às prefeituras e câmaras, além de fornecer direcionamento, assessoria e qualificação aos servidores municipais. Quero aproveitar para mandar um abraço à população de Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Normandia, São João da Baliza e São Luiz, e dizer que, somando esforços, faremos de Roraima um estado próspero”, assegurou a presidente do Centro de Apoio, deputada Aurelina Medeiros (Progressistas).

 

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *