Número de garimpeiros presos em 10 dias chega a 47 após prisão de mais 13 criminosos na Terra Indígena Yanomami
As Forças Armadas, em operação conjunta com a Polícia Federal e Ibama, prenderam nesta quinta-feira (20) 13 garimpeiros ilegais em Rangel, na Terra Indígena Yanomami (TIY). No mesmo dia, outros 5 haviam sido presos após tentarem furar o posto de bloqueio no rio Uraricoera, em Palimiú. Em confronto com agentes, um dos criminosos foi baleado no ombro.
Todos os presos foram transportados para a Base Aérea de Boa Vista (BABV). O garimpeiro ferido foi levado numa ambulância para atendimento médico e os outros quatro seguiram direto para a sede da PF na capital.
Na terça (18), 13 pessoas que atuavam na região de Homoxi foram detidas pelas forças de segurança. Uma semana antes, a Polícia Federal prendeu 11 garimpeiros (três mulheres e oito homens) em flagrante em Waicás, região do Uraricoera, na TIY, uma das mais afetadas pelo garimpo ilegal.
Em Rangel, a operação resultou na prisão de 13 garimpeiros, que foram transportados para Boa Vista e conduzidos por policiais federais até a superintendência da instituição. Durante a ação, foram destruídos três embarcações, seis motores, uma motobomba, um alojamento com cantina, um quadriciclo e um acampamento.
Apenas nos últimos 10 dias, foram presos 47 garimpeiros. A Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas.
https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/20/garimpeiro-e-baleado-ao-entrar-em-confronto-com-agentes-apos-tentar-furar-bloqueio-na-terra-indigena-yanomami/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/19/mais-13-garimpeiros-sao-detidos-durante-operacao-na-terra-yanomami-numero-de-presos-chega-a-24-em-uma-semana/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/14/tres-mulheres-e-oito-homens-sao-presos-durante-operacao-conjunta-de-combate-ao-garimpo-ilegal-na-terra-yanomami/