Operação reforça segurança em escolas de Roraima após casos de ataques no país
A Polícia Militar lançou nessa segunda-feira (10) a Operação Escola Segura para reforçar a segurança em instituições públicas e privadas de Roraima. A operação foi lançada após os crescentes casos de violência em escolas no contexto nacional.
A operação não tem prazo para ser finalizada e consiste no policiamento comunitário nas escolas, com ênfase nas instituições de ensino onde houve ameaças. Os policiais podem visitar juntamente com os gestores cada sala e interagir com os alunos, explicando que estão presente para garantir a segurança.
“A identidade da operação é baseada na interação com o público escolar, incluindo alunos, professores e colaboradores da rede escolar, trocando informações e conhecimentos importantes para a segurança pública”, informou a PM.
Para garantir uma cobertura ampla, são empregadas viaturas diariamente nos dois Comandos, da Capital e do Interior. A operação faz parte do programa Polícia na Rua e ocorre nos períodos da manhã, tarde e noite.
O reforço na segurança ocorre depois de episódios que colocaram em risco a segurança nas escolas, como os casos de São Paulo e Santa Catarina.
Ações federais
O governo federal também anunciou medidas contra a violência nas escolas. Um grupo vai se reunir todos os meses para discutir medidas para melhorar a segurança nas escolas.
A equipe é formada por oito ministérios, incluindo o Ministério da Educação (MEC) e da Segurança Pública.