Palestras debatem direitos humanos e combate ao crime organizado na Amazônia
Para ampliar o debate de temas relevantes para a região amazônica, o Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) promove o 1º Congresso MPC/RR – Povos Tradicionais e Direitos Humanos nesta quinta e sexta-feira, 06 e 07 de outubro. Os participantes vão poder contar com palestras de destaque discutindo direitos humanos e combate ao crime organizado na Amazônia. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
O evento tem como tema “Amazônia: A Última Fronteira entre os Direitos de um País Sustentável e a Defesa Indigenista” e ocorre no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), no campus Paricarana, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento também terá transmissão ao vivo pela internet, por meio da página do Youtube do MPC/RR.
Dentre os temas que serão abordados no Congresso, estão: políticas nacionais sobre direitos humanos e preservação na Amazônia; segurança pública e combate ao crime organizado e garimpo ilegal; recepção e defesa dos imigrantes venezuelanos; discussão sobre educação e saúde indígena, além de palestra sobre conflitos atuais e os desafios para preservação da floresta pelos próximos 50 anos. Durante o evento também será entregue a Medalha Cruviana, para parceiros que colaboraram com o desenvolvimento da instituição, além de apresentações culturais.
O procurador-geral de Contas do MPC/RR, Dr. Paulo Sousa, ressalta que o Ministério Público de Contas de Roraima é uma instituição essencial para as funções de fiscalização e controle externo, mas não deixa de ser um órgão que defende os interesses sociais da nossa região. “Também é nosso papel ampliar essa discussão sobre temas tão relevantes para o nosso estado, para os profissionais da Justiça que atuam nessas áreas e os acadêmicos, que estudam para atuar na região norte”, afirmou o procurador-geral.
INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do link https://forms.gle/rzvgoHUp7BVaFnG4A, também disponível no site www.mpc.rr.gov.br e nas redes sociais do MPC/RR. São 1.000 vagas no total. Outra novidade é que a inscrição também poderá ser feita por meio de QR CODE.
Cartazes de divulgação do Congresso com o QR CODE estão espalhados nas instituições de ensino superior e instituições públicas, além da própria sede do MPC/RR, localizada na Avenida Glaycon de Paiva, nº 1474, bairro Mecejana. Os acadêmicos inscritos no Congresso vão poder contar com certificado de participação para compor horas complementares, mediante comprovação de presença.