Parlamentares da Assembleia de Roraima enfatizam crescimento regional em evento sobre Rotas de Integração Sul-Americana
Os deputados estaduais Neto Loureiro (PMB) e Marcinho Belota (PRTB) participaram da plenária “Rotas de Integração Sul-Americana”, evento promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, com o apoio da prefeitura de Boa Vista.
O destaque do encontro, ocorrido nessa quinta-feira (5), foi a apresentação da Rota da Ilha das Guianas, caminho que interligará estados do Norte, incluindo Roraima, com a Guiana, Suriname e Venezuela.
De acordo com o parlamentar Neto Loureiro, a proposta de integração rodoviária de Roraima com a capital da Guiana Inglesa abre muitas oportunidades de desenvolvimento regional, tanto para o empresariado, quanto para a população roraimense.
“Viemos para o evento com a presença da Ministra do Planejamento, Simone Tebet, pois sabemos que a concretização dessa estrada que liga o Brasil à Guiana é de extrema importância para o desenvolvimento econômico de Roraima. Ficamos muito felizes em participar de um momento como esse e que traz notícias importantes para nossa população”, ressaltou Loureiro.
Já o deputado Marcinho Belota destacou que a Rota Ilha das Guianas representa uma oportunidade única para o desenvolvimento econômico e social de Roraima. Para ele, o evento possibilitou a demonstração de um olhar diferenciado do governo federal com o crescimento do estado de Roraima.
“Muitas vezes, a população roraimense se sente isolada, mas com essa integração, nos sentimos valorizados. Com certeza, Roraima vai ganhar muito com essa rota, possibilitando a exportação de produtos e interligando Roraima com outros países. Sem dúvida alguma, o empresariado roraimense e população de Roraima vai se beneficiar com esse projeto”, declarou.
Em mais de três horas de evento, foram discutidos e apresentados pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, como os Estados amazônicos, com ênfase em Roraima, serão beneficiados pela Rota das Ilhas das Guianas. Conforme informação ministerial, são 10 obras em Roraima, incluídas no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), entre infraestrutura de transportes, energética e digital.