PF deflagra operação contra suspeitos de usar aviões para o tráfico de drogas
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (21) a operação Mente de Colméia, com o objetivo de desarticular a atuação de grupo criminoso especialista no transporte de drogas por avião em Roraima.
Mais de 40 policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Mucajaí, no Sul de Roraima. Entre os alvos estão dois pilotos de avião.
A operação é um desdobramento da ação que resultou na apreensão recorde de mais de meia tonelada de skunk, uma aeronave, veículos e armas de fogo em uma pista clandestina em uma fazenda em Mucajaí.
A pista clandestina, segundo a PF, serviria de apoio logístico tanto para o tráfico de drogas quanto para o garimpo ilegal operacionalizado dentro da Terra Indígena Yanomami.
No dia da apreensão, o avião de pequeno porte, que transportava a droga, foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Militares da FAB determinaram que ele pousasse no Aeroporto Internacional de Boa Vista, mas a ordem não foi atendida e o piloto pousou na pista clandestina em Mucajaí.
Agentes da Força-Tarefa de Segurança Pública do Estado de Roraima (FTSP-RR) e da Polícia Federal realizaram a interceptação da aeronave em solo, mas quatro pessoas fugiram e se esconderam em uma região de mata, abandonando no local os bens apreendidos.
Um inquérito policial foi instaurado e identificou cinco suspeitos de participarem do esquema, entre eles, os dois pilotos alvos da operação nesta quarta.
Um deles, inclusive, possui passagem por homicídio e porte de arma de fogo de uso restrito e já foi alvo se outra operação da FTSP-RR, deflagrada em abril deste ano.