Plataforma reúne documentos jurídicos sobre igualdade racial
Legislação, jurisprudência, súmulas, pareceres jurídicos, projetos de lei, propostas de emenda constitucional, teses e dissertações que envolvam questões relativas à igualdade racial serão disponibilizados na Plataforma JurisRaciaI.
A ferramenta de acesso público e gratuito será viabilizada com orçamentos do Ministério da Igualdade Racial e a Advocacia-Geral da União (AGU).
De acordo com a portaria interministerial, assinada na última terça-feira (21) e publicada na quinta (23) no Diário Oficial da União, a nova ferramenta tem como objetivo facilitar o acesso aos documentos jurídicos que possam contribuir para o enfrentamento do racismo e para promoção da igualdade racial. Será também um conjunto de dados para estimular a formação de cidadãos e servidores públicos sobre o tema.
A implementação da plataforma será viabilizada por acordos de cooperação técnica entre Executivo, Legislativo e Judiciário, nas diferentes esferas, além de parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, de notável saber jurídico na temática racial.
O planejamento e construção da ferramenta serão acompanhados pelo Comitê Gestor da Plataforma JurisRacial, regulamentado e instituído por novos atos do ministério.
A pasta também será responsável pela atualização dos dados e, em parceria com a AGU, vai divulgar a ferramenta e as ações de formação e educação sobre a Plataforma JurisRaciaI. Já as ações de articulação entre os poderes ficarão a cargo da AGU.
Com informações da Agência Brasil
https://oanalitico.com.br/politica/2023/11/20/bancada-tenta-votar-pl-que-cria-feriado-nacional-do-dia-da-consciencia-negra/
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/11/20/conselho-de-promocao-da-igualdade-pretende-combater-discriminacao-etnico-racial-em-roraima/
https://oanalitico.com.br/politica/2023/10/25/senado-aprova-ampliacao-da-lei-de-cotas-reve-criterios-socioeconomicos-e-inclui-quilombolas/
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/08/09/indicada-por-lula-toma-posse-a-primeira-ministra-negra-da-historia-do-tribunal-superior-eleitoral/