Polícia cumpre 13 mandados de busca e apreensão por lavagem de dinheiro em Boa Vista, Bonfim e Rorainópolis
Policiais civis de Roraima cumpriram nesta quarta-feira (7) mandados de busca e apreensão nos municípios de Boa Vista, Bonfim e Rorainópolis por lavagem de dinheiro. Os agentes integram a quarta fase da operação “Fim da Linha”, coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
A ação ocorre simultaneamente em 113 municípios de 23 estados da Federação, com o emprego de aproximadamente 1,3 mil policiais civis, com foco no cumprimento de 403 mandados de busca e apreensão, 4 prisões preventivas, busca e apreensão de 187 veículos, 7 embarcações e 9 aeronaves.
Em Roraima, foram 52 os policiais civis, coordenados pelo adjunto da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Marcus Albano, envolvidos na operação. Três policiais civis do Rio Grande do Sul participaram dos trabalhos no Estado, que visam ao cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão em empresas e residências.
Quatro pessoas investigadas foram ouvidas na DRE. Após todas as diligências, a operação resultou na apreensão de cinco veículos, celulares, notebooks e inúmeros documentos pertencentes a pessoas investigadas em Roraima.
A operação contou com o apoio logístico e operacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através do Projeto M.O.S.A.I.C.O., e da Operação Hórus, viabilizando o trabalho integrado entre as Polícias Civis de 23 estados no enfrentamento de organizações criminosas dedicadas à lavagem de dinheiro, vinculadas a facções criminosas.
Foco das investigações
De acordo com informações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, as investigações relacionadas à quarta fase da operação começaram em 2021 visando desmantelar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas, contrabando de cigarros e armas, em diversas regiões daquele estado.
Inicialmente, foi constatado que a ramificações da organização comandavam o comércio ilícito de drogas de dentro do sistema prisional.
Em fevereiro de 2022, foram deflagradas duas fases da operação. A primeira, com foco no combate aos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, sendo cumpridos 73 mandados de busca e apreensão e 35 prisões preventivas. A segunda, com o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão em três estados.
Na terceira fase, deflagrada em julho de 2022, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão. Ao todo, 18 pessoas foram presas. De 2022 a 2023, a Draco do RS efetuou 65 prisões, cumpriu 110 mandados de busca e apreensão, apreendeu 720 quilos de maconha e 26,8 quilos de cocaína.
Nesta quarta fase, a operação investiga farto conteúdo relacionado ao tráfico de drogas, compra e venda de armas de fogo, contrabando de cigarros e inúmeras operações bancárias, transferências de dinheiro, depósitos e números de contas bancárias tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas, algumas criadas exclusivamente para lavar o dinheiro das organizações criminosas.
Foi constatada a existência de vários laranjas, do alto escalão, responsáveis por fornecer suas contas bancárias para o recebimento e repasse dos valores advindos do tráfico para outros escalões da organização. Ainda se verificou que pessoas físicas e jurídicas atuam como laranjas nos atos de lavagem de dinheiro.
O aprofundamento das investigações revelou que muitas das pessoas que movimentavam grandes quantias moravam em locais simples, totalmente incompatíveis com as movimentações.
https://oanalitico.com.br/policia/2023/03/22/pf-deflagra-operacao-contra-lavagem-de-ouro-ilegal-da-venezuela-para-roraima/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/06/06/policia-apreende-em-fazenda-no-sul-de-roraima-350-quilos-de-skunk-e-aviao-que-seria-usado-para-transportar-droga/
https://oanalitico.com.br/esportes/2023/05/16/operacao-do-gaeco-em-boa-vista-mira-atletas-e-empresarios-suspeitos-de-manipular-apostas-esportivas/
https://oanalitico.com.br/policia/2022/06/20/policia-federal-cumpre-43-mandados-em-operacao-contra-faccao-criminosa/