Polícia Federal e PM prendem foragido suspeito de homicídio ocorrido em abril na Terra Indígena Yanomami
A Polícia Federal prendeu, com apoio da Polícia Militar de Roraima, nesta sexta-feira (4), um dos suspeitos de atirar em indígenas da Comunidade Uxiú, na Terra Indígena Yanomami, em abril deste ano. Ilson Xirixana, de 36 anos, que trabalhava na região como agente indígena de saúde, morreu após ser baleado na cabeça. Outras duas pessoas, de 24 e 31, ficaram feridas.
As informações foram divulgadas pela PF na tarde deste sábado (5).
O mandado de prisão foi expedido pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima. O indivíduo estava foragido desde junho deste ano.
O confronto aconteceu em 29 de abril, quando garimpeiros atiraram em direção aos indígenas. Na época, duas equipes da PF, com apoio da Força Área Brasileira (FAB) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), foram aos locais relacionados ao conflito para iniciar as investigações. Por meio de diligências investigativas, dois suspeitos foram identificados.
As ações para desintrusão de invasores na Terra Indígena Yanomami continuam ocorrendo por meio de operações integradas pela Polícia Federal, Ibama, Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública e Funai.
https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/04/ataque-a-tiros-na-terra-yanomami-deixa-crianca-morta-e-pelo-menos-cinco-feridos-criminosos-conseguiram-fugir/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/04/30/yanomami-morre-com-tiro-na-cabeca-e-dois-ficam-feridos-em-ataque-de-garimpeiros-a-comunidade/