Polícia retira corpos de garimpeiros mortos na Terra Yanomami em conflito com indígenas

Polícia retira corpos de garimpeiros mortos na Terra Yanomami em conflito com indígenas
Corpos foram resgatados com ajuda de bombeiros

Os corpos dos garimpeiros Suresh Narine, de 34 anos, natural da Guiana, e Antônio Pinheiro da Silva, de 37, foram resgatados da Terra Yanomami nesse domingo (3) pela Polícia Civil. Eles morreram durante confronto com indígenas, em julho deste ano.

As ações pra a retirada dos corpos ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto. As mortes aconteceram em 4 de julho, mesmos dia e região em que uma criança Yanomami foi morta e outros cinco indígenas ficaram feridos durante um conflito entre comunidades indígenas.

A polícia revelou ainda que um terceiro homem também foi morto no conflito, mas o corpo dele ainda não foi encontrado. Uma quarta vítima teria sido morta no conflito, mas não há pista do corpo.

Mortes

Á época dos crimes, em um áudio que circulou no grupo de WhatsApp “Amigos do Uraricoera”, um garimpeiro não identificado diz que o marido de sua prima estava no mesmo barco onde os invasores mortos estavam.

“O marido da minha prima estava no barco com eles. [Os indígenas] mataram três. Ele conseguiu escapar, mas com um tiro na perna”, narra o homem.

Um terceiro garimpeiro, que também estava no barco, levou um tiro. “Conseguiu fugir, mas morreu no barraco”, revela em áudio.

https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/06/garimpeiros-sao-mortos-durante-confronto-com-indigenas-na-terra-yanomami/

 

https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/04/imagens-divulgadas-no-instagram-pelo-dsei-yanomami-mostram-resgate-de-vitimas-de-ataque-a-tiros-na-aldeia-parima/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *