Polícia retira corpos de garimpeiros mortos na Terra Yanomami em conflito com indígenas
Os corpos dos garimpeiros Suresh Narine, de 34 anos, natural da Guiana, e Antônio Pinheiro da Silva, de 37, foram resgatados da Terra Yanomami nesse domingo (3) pela Polícia Civil. Eles morreram durante confronto com indígenas, em julho deste ano.
As ações pra a retirada dos corpos ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto. As mortes aconteceram em 4 de julho, mesmos dia e região em que uma criança Yanomami foi morta e outros cinco indígenas ficaram feridos durante um conflito entre comunidades indígenas.
A polícia revelou ainda que um terceiro homem também foi morto no conflito, mas o corpo dele ainda não foi encontrado. Uma quarta vítima teria sido morta no conflito, mas não há pista do corpo.
Mortes
Á época dos crimes, em um áudio que circulou no grupo de WhatsApp “Amigos do Uraricoera”, um garimpeiro não identificado diz que o marido de sua prima estava no mesmo barco onde os invasores mortos estavam.
“O marido da minha prima estava no barco com eles. [Os indígenas] mataram três. Ele conseguiu escapar, mas com um tiro na perna”, narra o homem.
Um terceiro garimpeiro, que também estava no barco, levou um tiro. “Conseguiu fugir, mas morreu no barraco”, revela em áudio.
https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/06/garimpeiros-sao-mortos-durante-confronto-com-indigenas-na-terra-yanomami/
https://oanalitico.com.br/policia/2023/07/04/imagens-divulgadas-no-instagram-pelo-dsei-yanomami-mostram-resgate-de-vitimas-de-ataque-a-tiros-na-aldeia-parima/