Prefeitura abre inscrições para cursos na área de empreendedorismo e tecnologia
A Prefeitura de Boa Vista está com inscrições abertas para dois cursos voltados para a área de tecnologia e empreendedorismo. As capacitações, que iniciam no dia 6 de maio, resultam de convênio firmado com o Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (Iteam) e reforçam o compromisso da gestão municipal em profissionalizar o cidadão boa-vistense para o mercado de trabalho.
De acordo com o Darik Arenhart, titular da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI), o Iteam é uma instituição reconhecida por sua excelência acadêmica e compromisso com a inovação educacional. Com isso, a prefeitura proporciona oportunidades acessíveis de aprendizado de alta qualidade para a população boa-vistense.
“Com uma visão voltada para o fortalecimento do empreendedorismo e aprimoramento das competências profissionais, a gestão do prefeito Arthur Henrique reconhece a importância de investir na educação e no desenvolvimento das pessoas como um meio eficaz de impulsionar o crescimento sustentável da comunidade”, explicou o secretário.
Ambas as capacitações são presenciais e ocorrerão no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), com apoio da SUFRAMA.
Empreendedor de Impacto
Tem como foco apoiar e capacitar pessoas que empreendem ou que querem ingressar nessa área. São oferecidas 80 vagas destinadas a pessoas com idade a partir de 17 anos. O curso incentiva a criação de startups nos municípios que integram a Amazônia Ocidental e Amapá, beneficiando não apenas o ecossistema de inovação regional, mas também impulsionando o cenário nacional.
O curso tem duração de 588 horas, com previsão de término no dia 6 de fevereiro de 2025 e consiste em uma jornada composta por cinco etapas. Os integrantes serão divididos em 20 equipes de no mínimo 2 e no máximo 4 pessoas, que ao final, apresentarão modelagens de negócios estruturados e viáveis para o mercado, conectados com parceiros estratégicos. Os cinco melhores projetos serão contemplados com premiação de R$ 65 mil, cada.
A seleção das equipes ocorrerá com base nas análises das ideias de negócios propostos, sendo analisadas por comitê composto por equipe de analistas de negócios para verificar se as ideias submetidas são pertinentes e podem prosperar para novos negócios, através do desenvolvimento de startup.
As inscrições seguem até o dia 26 de abril, por meio dos sites: www.iteam.org.br e/ou www.empreendedoresdeimpacto.com. Mais informações podem ser obtidas em ambas as páginas. O curso tem parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e com a empresa Positivo.