Prefeitura lança Maio Amarelo 2023, com grande programação de conscientização na capital
Com o tema “No Trânsito, Escolha a Vida”, a prefeitura lançou nesta quinta-feira, 4, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) a edição de 2023 da campanha “Maio Amarelo”, que neste ano completa dez anos a nível nacional e oito anos em Boa Vista. Ao longo do mês, diversas ações vão acontecer na cidade em prol de uma conscientização por mais segurança nas ruas.
A campanha segue o objetivo de mobilizar toda a sociedade para uma intensa conscientização em prol da segurança no trânsito, além da observância das leis e sinalização de trânsito como forma de reduzir os acidentes nas vias. Além disso, será proposta a discussão do tema junto a instituições parceiras, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.
O prefeito Arthur Henrique destacou no evento de abertura os investimentos empregados para melhorar o trânsito. Por exemplo, Boa Vista conta, atualmente, com 84 pontos semafóricos, sendo que sete foram instalados na atual gestão. Também 16 câmeras semafóricas auxiliam no controle do tráfego veicular e na fiscalização dos avanços das faixas de retenção em sinal vermelho.
O município também implantou, no ano passado, mais de 1.670 placas de sinalização vertical. No entanto, de acordo com o prefeito, é necessário que a população também adote uma postura mais responsável no trânsito, observando a sinalização, não excedendo os limites de velocidade, entre outas medidas, como forma de respeitar a vida.
“Nesses dois anos de gestão, fizemos muitos investimentos para melhorar o trânsito, tanto na trafegabilidade quanto na redução dos acidentes. Mas é fundamental também a conscientização das pessoas. Muitas têm colocado o tempo como prioridade, para se deslocar de forma rápida. E isso tem colocado em segundo plano as vidas. Então, esse momento do Maio Amarelo é fundamental e não tenho dúvida que nesse ano teremos avanços muito grande na mente das pessoas”, disse o prefeito.
Para o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Lima, essa conscientização por um trânsito mais seguro deve envolver toda a população, partindo do pedestre, ciclistas e até o condutor de veículos mais pesados, sendo necessário que se respeite as leis de trânsito. Somente dessa forma é que Boa Vista terá um trânsito 100% seguro.
“Como diz a proposta desse ano, ‘Escolha a vida’. Ou seja, não escolha a infração ou a ‘má-educação’. Escolha a vida, que é justamente andar com educação no trânsito da nossa cidade. Nosso trabalho é fazer com que as pessoas se conscientizem de que não é apenas nesse mês alusivo, mas durante todo o ano se tenha o respeito e obediência às sinalizações e demais leis de trânsito, que isso proporciona maior cuidado com a vida das pessoas”, destacou.