Presidentes de Venezuela e Guiana devem se reunir quinta-feira; Lula é convidado

Presidentes de Venezuela e Guiana devem se reunir quinta-feira; Lula é convidado
Presidentes Irfaan Ali, Nicolás Maduro e Lula – Fotos: Sarah Silbiger/Leonardo Fernandez Viloria/Ueslei Marcelino/Reuters

Os presidentes da Venezuela e da Guiana devem se encontrar para discutir sobre o território de Essequibo na quinta-feira (14).

A reunião está prevista para acontecer em São Vicente e Granadinas, arquipélago do Caribe. A informação foi divulgada em um comunicado do governo do país.

O presidente Lula (PT) foi convidado para participar do encontro, acrescentou o comunicado.

O governo venezuelano já havia informado da proposta de reunião mais cedo – vista positivamente pela Guiana. O presidente guianês, Irfaan Ali, disse não se opor a conversas e que o país está “comprometido com a paz”.

A negociação ocorreu após conversas de Nicolás Maduro com Lula (PT) e o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, segundo informações da chancelaria venezuelana.

Na conversa com Maduro, Lula transmitiu sua posição contrária a “medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação” e ressaltou que a América Latina “é uma região de paz”, informou o Palácio do Planalto.

Mais cedo, Maduro disse querer “de coração” a paz na região, mas ressaltou que a Guiana e a ExxonMobil terão que “se sentar e conversar”. A petrolífera dos Estados Unidos é a responsável por extrair petróleo no país.

Já o presidente da Guiana afirmou que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) irá decidir sobre o território.

“Somos intransigentes neste aspecto e no respeito pelo direito internacional”, escreveu Irfaan Ali em seu perfil do X (antigo Twitter).

A disputa territorial entre Venezuela e Guiana está gerando tensão na região e aumentando o temor de conflito armado na América do Sul. Caso Caracas decida invadir Essequibo, uma das opções de entrada passaria pelo território brasileiro.

“Ambos [Nicolás Maduro e Irfaan Ali] concordaram que esta reunião seja celebrada sob os auspícios da Celac [Comunidade dos Estados Latino-Americanos e do Caribe) e da Caricom [Comunidade do Caribe]”, afirmou o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves.

“Guiana e ExxonMobil terão que se sentar para conversar conosco, o governo da República Bolivariana da Venezuela. De alma e coração, queremos paz e entendimento. Que o mundo escute, com o Acordo de Genebra, tudo!”, escreveu Nicolás Maduro, em postagem no X.

Brasil colocou militares para monitorar fronteira

Por terra, as tropas venezuelanas teriam que cruzar a fronteira com o Brasil para, então, entrar na Guiana. Em meio às tensões na região, o Exército brasileiro colocou cerca de 130 militares para monitorar a fronteira venezuelana na última semana e enviou 20 blindados a Roraima.

A Guiana fica de frente para o Oceano Atlântico, na parte norte da América do Sul. O país faz fronteira com o Suriname a leste, com a Venezuela a oeste e com o Brasil ao sul.

No último domingo (3), a Venezuela realizou um plebiscito, aprovado pela maioria da população, para anexar Essequibo ao seu mapa. A medida, embora tenha apenas caráter consultivo, acirrou ainda mais os ânimos entre os dois países.

Na quinta-feira (7), os Estados Unidos, em um recado a Caracas, realizou exercícios militares na Guiana. Maduro reagiu e classificou a ação norte-americana como “uma infeliz provocação” – anteriormente, a Venezuela havia alertado os EUA a ficarem “longe” do conflito.

Com informações do UOL

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/12/09/prefeitos-relatam-apreensao-com-possibilidade-de-conflito-armado-entre-venezuela-e-guiana/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/12/09/maduro-fala-em-paz-e-entendimento-e-presidente-da-guiana-diz-nao-se-opor-a-dialogo/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/12/09/implantacao-antecipada-de-regimento-de-cavalaria-mecanizado-em-roraima-reforca-fronteira/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/12/07/exercito-brasileiro-detecta-aumento-de-tropas-venezuelanas-na-fronteira-com-guiana/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/12/06/tensao-na-fronteira-faz-exercito-antecipar-reformulacao-de-base-militar-de-roraima/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *