Procon Assembleia orienta consumidores e lojistas sobre compras do Dia das Crianças

Procon Assembleia orienta consumidores e lojistas sobre compras do Dia das Crianças

O Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais importante do calendário de vendas do varejo nacional e, com a proximidade da data comercial, no próximo sábado (12), o Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) preparou dicas importantes tanto para o consumidor quanto para o comerciante.

A primeira dica é voltada para os vendedores, que devem ficar atentos à precificação dos produtos, a fim de evitar problemas com os clientes.

“É necessário verificar a confiabilidade dos fornecedores na hora de adquirir os itens para revenda, assim como é indispensável informar o preço dos produtos disponíveis para venda. Também orientamos a deixar clara a forma de pagamento e garantir o direito à informação do consumidor”, ressaltou o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho.

Outra orientação é destinada aos clientes, que, neste período de Dia das Crianças, costumam adquirir vestuário, acessórios, brinquedos, eletrônicos e até produtos de farmácia, perfumaria e cosméticos para a garotada.

“O consumidor deve verificar se o produto está em bom estado e se informar sobre as formas de pagamento oferecidas, além de reconhecer a política de troca da loja. Conforme o Código Defesa do Consumidor, a troca de produtos só é obrigatória em casos de defeito não ocasionado pelo cliente”, acrescentou.

Caso seja necessária a troca de um produto, o lojista tem até 30 dias para solucionar o problema do comprador. Se a questão não for resolvida, o cliente tem o direito de trocar a peça, receber a devolução do valor pago ou obter um abatimento proporcional na compra de outro item.

Outro ponto importante é a atenção às compras on-line, um meio comum para a aplicação de golpes e prejuízos financeiros. “A orientação é que o comprador verifique a confiabilidade do site, desconfie de promoções com preços muito abaixo do mercado e confirme se a loja realmente existe, verificando se possui CNPJ e se há reclamações de outros consumidores”, alertou Aldo.

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *