Promotores de Justiça verificam andamento de obras atrasadas da maternidade Nossa Senhora de Nazareth  

Promotores de Justiça verificam andamento de obras atrasadas da maternidade Nossa Senhora de Nazareth  
Em julho, ALE-RR aprovou abertura de crédito especial de R$ 15 milhões para Seinf dar continuidade à reforma e ampliação da maternidade, cujas obras foram iniciadas há dois anos – Foto: Katarine Almeida/ Gênero e Número

Os promotores de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, e de Defesa do Patrimônio Público, Luiz Antônio Araújo de Souza, foram nesta quinta-feira (14) à Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Francisco, em Boa Vista, para verificar o andamento das obras na unidade.

Equipes das secretarias estaduais de Infraestrutura e Saúde, além de técnicos de uma das empresas responsáveis pelo serviço de reforma e ampliação da maternidade, informaram aos promotores sobre a atual situação dos trabalhos e detalhes do projeto.

Em março deste ano, o Ministério Público de Roraima (MPRR) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o governo do Estado para que conclua, no prazo máximo de um ano, as obras do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

O TAC foi proposto pelo MPRR com a intenção de obrigar o Estado a agilizar a conclusão da obra que está atrasada, além de evitar que haja mais intercorrências e superlotação no local onde está provisoriamente instalada a unidade hospitalar, uma vez que o espaço não apresenta estrutura ideal para prestação do serviço.

O promotor de Justiça de Defesa da Saúde ainda visitou as instalações do Hospital Geral de Roraima (HGR), que também tem passado por reforma e ampliação na estrutura.

Crédito especial

Em 5 de julho deste ano, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou a abertura de crédito especial no valor de R$ 15 milhões para a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) dar continuidade à reforma e ampliação do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, cujas obras foram iniciadas há dois anos. Atualmente, a maternidade funciona de forma provisória no bairro 13 de Setembro, em Boa Vista.

Mesmo com questionamentos feitos em junho pelos parlamentares em reunião com os secretários de Saúde e de Infraestrutura sobre o andamento das obras de hospitais públicos de Roraima, entre eles, a maternidade, além de visitas às unidades e constatação do atraso dos serviços, o governador Antonio Denarium (PP) conseguiu o crédito especial.

Em setembro de 2022, os promotores Luiz Antônio e Igor Naves sinalizaram com a possibilidade de um acordo para que a capital ganhe uma nova maternidade para atender à demanda, que aumentou expressivamente nos últimos quatro anos.

À época, durante encontro com a titular da Sesau, eles apontaram ser necessário agilizar a conclusão da obra de reforma da maternidade, não só para o cumprimento dos prazos dos contratos públicos, mas em especial para o adequado atendimento às parturientes, recém-nascidos e familiares.

https://oanalitico.com.br/politica/2023/07/05/maternidade-de-roraima-tera-credito-especial-de-r-15-milhoes-para-continuidade-de-obras-atrasadas/

https://oanalitico.com.br/politica/2023/06/06/deputados-cobram-de-secretarios-esclarecimentos-sobre-obras-atrasadas-da-maternidade-e-hospitais-de-roraima/

https://oanalitico.com.br/politica/2023/03/28/comissao-de-saude-da-ale-rr-registra-condicoes-de-maternidade-durante-visita-tecnica/

https://oanalitico.com.br/destaques/2022/09/02/com-atraso-na-obra-da-maternidade-promotores-do-mp-e-sesau-discutem-medidas-e-construcao-de-outra-unidade/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *