Quadrilhas dos projetos sociais e convidadas abrilhantam o tablado com muita dança, fofura e inclusão social
O tablado da Arena Junina do Maior Arraial da Amazônia também é um espaço para inclusão social. Neste sábado, 8, além das apresentações das quadrilhas campeãs roraimenses, o último dia de festa trouxe também duas quadrilhas dos projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista: Conviver e Cabelos de Prata. Além de três quadrilhas convidadas: Coraçãozinho, Criança Caipira e Caipira na Roça.
A experiência de subir ao tablado é inexplicável e, é claro, os projetos sociais não poderiam ficar de fora. Para a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, o orgulho e a emoção em ver o esforço e a dedicação dos integrantes durante as apresentações na Arena Junina é motivo de muita felicidade.
“Eles têm muitas histórias inspiradoras, de superação mesmo. Ao conhecer cada um, nós criamos um vínculo bem forte. Vê-los entregando esse espetáculo depois de muitos ensaios é gratificante. Todos levam as apresentações no BV Junina com bastante seriedade e dedicação, superando os próprios limites em busca desse resultado maravilhoso”, contou Nathália.
Conviver: Brincadeiras de criança
Os integrantes têm entre 7 e 12 anos e subiram ao tablado 25 casais. Eles deram um show de fofura na arena. O objetivo da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) em trabalhar esse tema com os integrantes foi trazer a importância da brincadeira durante a infância. Além de reforçar que crianças não devem trabalhar, pois essa é a idade de ter acesso integral à educação e convivência familiar.
Durante os ensaios e a apresentação, as crianças se divertiram. “Fico cansado, mas é muito legal dançar com os meus colegas. Todo ano a gente vem apresentar e sempre vale a pena no final”, disse Kaique Ilai, de 10 anos, noivo da quadrilha e integrante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro União.