Roraima recebe cem mil doses para campanha antecipada de vacinação contra gripe

Roraima recebe cem mil doses para campanha antecipada de vacinação contra gripe
Vacina contra influenza está disponível em qualquer UBS dos 15 municípios do Estado – Foto: Divulgação/Ascom/Sesau

Em atendimento às particularidades climáticas da Região Norte, o Ministério da Saúde iniciou nova campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (13) com fim previsto em 15 de dezembro. O cronograma de ações prevê ainda um “Dia D” de mobilização em 25 de novembro.

De acordo com a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, órgão subordinado à Secretaria de Saúde (Sesau), Roraima recebeu cem mil doses de vacina, tendo distribuído 50.650 aos 15 municípios e distritos sanitários indígenas.

A vacina a ser utilizada na campanha é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

“Tida como a melhor e mais importante estratégia de prevenção contra a influenza, a vacinação ocorre de forma diferenciada este ano. Após discussões com diversos segmentos da sociedade científica, passa-se a levar em consideração uma operacionalização da vacinação contra influenza na Região Norte de forma diferenciada, tendo em vista o ciclo de chuvas”, explicou a gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (Nepni), Vitória Magalhães.

Público-alvo

Fazem parte do público-alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos; população indígena; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais da segurança pública, salvamento e Forças Armadas; pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte público e portuário; agentes do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens do sistema socioeducativo.

“Desta forma, a vacinação será capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação do vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Este é o ano de transição para a nova forma de operacionalizar contra a influenza no Brasil, que ocorrerá de forma sazonal”, completou a gerente do Nepni.

A vacina contra a influenza está disponível em qualquer unidade básica de saúde (UBS) dos 15 municípios do Estado.

https://oanalitico.com.br/destaques/2022/09/03/ponto-de-vacinacao-contra-covid-19-tem-horario-ampliado-e-facilita-acesso-a-imunizacao/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/01/baixa-vacinacao-de-idosos-acende-alerta-para-casos-de-gripe-em-todo-o-pais-em-roraima-menos-de-40-foram-vacinados/

https://oanalitico.com.br/destaques/2023/06/26/roraima-e-o-segundo-estado-que-menos-vacina-contra-gripe-apenas-3148-do-publico-alvo-foi-imunizado/

https://oanalitico.com.br/destaques/2022/05/23/boa-vista-enfrenta-periodo-sazonal-de-sindromes-respiratorias/

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *