Senado celebra 35 anos de Roraima e 80 anos de criação do território
Uma sessão especial no Plenário do Senado, nesta terça-feira (3), comemorou os 80 anos de criação do território e os 35 anos do Estado de Roraima.
O Território Federal do Rio Branco foi criado em 1943 e, em 1962, teve seu nome mudado para Território Federal de Roraima. Com a Constituição de 1988, virou estado.
O pedido de homenagem foi feito pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR), que destacou a diversidade cultural e a necessidade de promover o desenvolvimento de Roraima. O senador Dr. Hiran (PP-RR) reforçou o seu compromisso com o povo roraimense e em defesa do Estado.
Rodrigues, que conduziu a sessão, destacou a resiliência do povo roraimense, que, segundo ele, constrói o progresso do Estado apesar de enormes desafios, como os problemas crônicos de infraestrutura e logística e o persistente isolamento energético.
A aprovação do marco temporal para demarcação de terras indígenas no Senado, na semana passada, foi destacado na sessão como um fato positivo para o Estado. O Projeto de Lei (PL) 2.903/2023 agora segue para sanção presidencial.
Dr. Hiran ressaltou que Roraima já tem 46% de sua área demarcada, em 33 reservas indígenas.
“Vamos lutar para que esse marco temporal de 5 de outubro de 1988 seja respeitado”, afirmou.
O governador do Estado, Antonio Denarium (PP), participou da sessão de homenagem e ressaltou o crescimento econômico de Roraima.
Com informações da Agência Senado
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/09/28/senado-aprova-projeto-de-lei-do-marco-temporal-para-demarcacao-de-terras-indigenas-por-43-votos-a-21/
https://oanalitico.com.br/politica/2023/09/13/aprovada-pelo-senado-pec-que-equipara-reintegracao-de-servidores-de-ex-territorios-vai-a-camara/
https://oanalitico.com.br/destaques/2023/07/01/1o-de-julho-alto-alegre-bonfim-mucajai-normandia-sao-luiz-e-sao-joao-da-baliza-celebram-41-anos-de-criacao/
https://oanalitico.com.br/politica/2023/06/30/ministro-do-stf-renova-investigacao-e-autoriza-diligencias-contra-senador-de-roraima-flagrado-com-dinheiro-na-cueca/