Soldado Sampaio é eleito presidente da Assembleia Legislativa de Roraima

Soldado Sampaio é eleito presidente da Assembleia Legislativa de Roraima

O Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima decidiu, por 21 votos, reeleger o atual presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), para a presidência da Mesa Diretora no biênio 2025-2026. A eleição ocorreu em sessão extraordinária nesta quinta-feira (14), em chapa única.

Além de Sampaio, a Mesa Diretora será composta pelos deputados Jorge Everton (União), como primeiro-vice-presidente; Chico Mozart (Progressistas), segundo-vice-presidente; Eder Lourinho (PSD), terceiro-vice-presidente; Renato Silva (Podemos), primeiro-secretário; Aurelina Medeiros (Progressistas), segunda-secretária; Rarison Barbosa (PBM), terceiro-secretário; Marcinho Belota (PRTB), quarto-secretário; Dr. Cláudio Cirurgião (União), corregedor-geral; Isamar Júnior, ouvidor-geral; e Joilma Teodora (Podemos), secretária Especial da Mulher.

“Reafirmo que continuarei a fazer o melhor debate em prol da população, respeitando as particularidades de cada deputado que representa uma parcela da sociedade”, agradeceu Soldado Sampaio, referindo-se aos colegas que depositaram o voto de confiança para a continuidade dos trabalhos nos próximos dois anos.

Deputados manifestaram apoio à nova Mesa Diretora. O deputado Jorge Everton, eleito primeiro-vice-presidente, ressaltou: “A Assembleia Legislativa é uma caixa de ressonância, e estamos mostrando que essa união fará mais por Roraima”.

O deputado Chico Mozart, segundo-vice-presidente, destacou: “O presidente tem feito um trabalho diferenciado, respeitando as prerrogativas, sabedoria e espírito republicano, o que dá uma nova face ao Parlamento”. O deputado Marcos Jorge (Republicanos) reforçou a importância de “continuar nesse caminho de condução e fortalecimento coletivo.”

A deputada Tayla Peres (Republicanos) elogiou a condução de Sampaio e afirmou que o resultado é reflexo do respeito e da responsabilidade do parlamentar com a Casa Legislativa. Gabriel Picanço (Republicanos) destacou o crescimento e a união do Legislativo, e o corregedor-geral Dr. Claudio Cirurgião (União), em participação virtual, afirmou: “O presidente tem dado um olhar diferenciado ao Parlamento, conduzindo o processo de forma democrática e respeitosa com todos os deputados.”

Antes da sessão extraordinária, os parlamentares discutiram, em reunião fechada, o Projeto de Resolução Legislativa nº 15/2024, que revoga o Ato da Mesa Diretora nº 07/2024. Esse ato havia estabelecido a eleição em 21 de fevereiro deste ano, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

O PRL nº 15/2024 foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final) e pela Mesa Diretora, e, em seguida, foi aprovado por 22 votos no plenário. Segundo o deputado Soldado Sampaio, a nova eleição foi realizada em conformidade com o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), embora a eleição de fevereiro estivesse em conformidade com a Constituição Estadual.

“Fizemos a eleição em fevereiro, mas o STF determinou um ‘marco temporal’ para que o processo ocorra em outubro do segundo ano do mandato para o próximo biênio, uma medida que o STF busca pacificar,” justificou Sampaio.

O deputado Jorge Everton (União) parabenizou a decisão da Mesa Diretora: “Muitas vezes, as eleições ocorriam em minutos para ambos os biênios, o que dificultava a análise das condições de recondução da gestão.”

A decisão atende às recentes determinações do STF, que estabelece que a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura deve ocorrer a partir de outubro do ano que antecede o respectivo mandato.

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *