TSE condena Bolsonaro a ficar inelegível por oito anos após ataques ao sistema eleitoral; ‘levei uma facada nas costas’
Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta sexta-feira (30) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. Com 68 anos, ele só estará apto a se candidatar em 2030, quando estará com 75. Cabe recurso contra a decisão.
Dos sete ministros da Corte, apenas Raul Araújo e Cássio Nunes Marques votaram contra a inelegibilidade de Bolsonaro. Floriano de Azevedo Marques Neto, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes seguiram o voto do relator do processo, Benedito Gonçalves, que reconheceu o abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por parte do ex-presidente.
Em julho de 2022, Bolsonaro usou a estrutura do governo para fazer uma reunião com embaixadores. No Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, ele pôs em dúvida o sistema eleitoral ao fazer afirmações falsas e a credibilidade dos ministros do TSE.
Conforme decisão dos ministros, além da condenação na Corte, o caso será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e a inquéritos criminais e andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar se cabem investigações contra Bolsonaro além do campo eleitoral.
Ao saber do resultado, o ex-presidente disse ter levado uma facada nas costas.
“Hoje vivemos aqui uma inelegibilidade. Não gostaria de me tornar inelegível. Na política, essa frase não é minha, ninguém mata, ninguém morre. Espero, né, porque tentaram me matar em Juiz de Fora há pouco tempo com uma facada na barriga. E hoje, levei uma facada nas costas com a inelegibilidade por abuso de poder político.”
O julgamento tem como foco uma ação movida pelo PDT contra a chapa devido a reunião com os embaixadores, porém, de forma unânime, o TSE decidiu rejeitar o pedido de inelegibilidade de Braga Netto (PL), que foi candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022.
https://oanalitico.com.br/policia/2023/06/29/ministro-suspende-perfis-regionais-da-pf-e-prf-apos-pedido-de-pix-para-bolsonaro-ataque-hacker-e-investigado/
https://oanalitico.com.br/policia/2022/10/31/eleitores-de-lula-e-bolsonaro-se-agridem-em-confusao-generalizada-em-lanchonete/