TV Assembleia estreia documentário ‘Soja: o ouro do lavrado’

TV Assembleia estreia documentário ‘Soja: o ouro do lavrado’
Documentário narra como a soja impactou economia em Roraima

A TV Assembleia  vai estrear nesta segunda-feira (4), às 13h30, o documentário ‘Soja: o ouro do lavrado’, obra que mergulha na produção desta monocultura em Roraima. O filme investiga o fenômeno do crescimento constante desse setor no Estado, explorando diferentes perspectivas e histórias de sucesso.

O média-metragem apresenta uma abordagem completa sobre a sojicultura, ao mostrar o crescimento nos últimos cinco anos da plantação e da colheita de soja no âmbito estadual. Além disso, o filme da TV Assembleia também retrata as exportações e conversas com os produtores do grão, pioneiros, que também produzem outras monoculturas, bem como novos investidores.

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), também participa do documentário, trazendo uma visão sobre o papel do Parlamento estadual em fomentar a produção de soja e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.

“Com a elevada produção de soja, Roraima entra em um novo patamar, rompendo a nossa história da economia do contracheque e passando para uma linha de produção agrícola. Isso é o que temos trabalhado nos últimos anos na Assembleia Legislativa, aprovando diversas normas, seja na questão fundiária, ambiental ou no incentivo à classe produtora. Esse é o nosso papel enquanto homens públicos e mulheres públicas eleitos para o Parlamento”, enfatizou Sampaio.

O apresentador e produtor do documentário, Willians Dias, relata o que mais o surpreendeu durante a investigação jornalística sobre a evolução da soja no Estado. “Acredito que foi uma grande surpresa observar o impressionante crescimento da produção desse grão em Roraima nos últimos anos. O Estado passou de uma grande produção de arroz para uma produção ainda maior de soja. Apesar de a produção de arroz ainda ser significativa em Roraima, a produção de soja se tornou dominante”, comentou Dias.

A cobertura da colheita da soja, realizada em agosto de 2023, também ganha destaque no documentário. A produtora Priscila Araújo acompanhou de perto o processo e conta como esse evento foi relevante para o debate do tema na produção audiovisual.

“Durante a abertura da colheita, tivemos a oportunidade de entrevistar o presidente nacional da ProSoja, que veio participar no evento. Ele apresentou dados muito relevantes e destacou nosso Estado como um dos líderes no desenvolvimento da agricultura nessa área”, revelou Araújo.

Por Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *